domingo, março 13, 2011

Textos interessantes

Relação entre a Revolução Puritana e o Estado de Direito.

Texto de Helena Rosa – 8º ano

A sociedade democrática que vivemos hoje é uma situação um pouco parecida ao governo de Oliver Cromwell na Inglaterra quase três séculos atrás, quando o voto censitário ainda aparece, de uma forma mais sutil. Claro, todos no Brasil têm o direito a voto, mas só aqueles que têm dinheiro para pagar uma boa educação e dinheiro para se manter informado sobre o mundo (jornal, TV, internet) é que vai saber votar conscientemente, sabendo em quem está votando e com o “senso” de não aceitar subornos. Para a política no Brasil ser mesmo democrática, precisa-se urgente de uma reforma na educação brasileira e campanhas de participação do povo na política.
         Os impostos irracionais, ou seja, aqueles que são cobrados exageradamente e sem nenhum destino concreto, são como “dinheiro jogado fora”, pois ninguém sabe para onde ele vai e muitas vezes são desviados por corruptos. Assim como no reinado de Jaime e Carlos I esses impostos indevidos atrasam e atrasaram o desenvolvimento do país. Como no recente caso de ex-governadores que ganham aposentadoria de mais de 20 mil reais, sem terem ficado um mês no mandato, além de ser uma aposentadoria ilegal. A resolução desse problema seria a fiscalização desse dinheiro que corre no governo e a divulgação e justificativa dos impostos para a população ficar sabendo aonde vai seu dinheiro.
         Várias pessoas recorrem ao apoio judiciário quando seus direitos são violados e os responsáveis sejam punidos. Mas poucos conseguem ajuda ou resolver seus casos, pois o setor judiciário é lento e cheio de “furos” por causa da corrupção realizada por seus funcionários. Esse campo também exige uma reforma e modernização de seu sistema. Para que essas mudanças ocorram, a população precisa se mobilizar e como numa revolução (sem violência) exigir mudanças e direitos para que se construa um país cada vez melhor.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Patrick todos os meus parabens pra vc kara eu nunca vi um professor assim que goste de trabalhar goste de aprender com os próprios alunos isso é muito bom pois cria um ambiente descontraido onde nós espomos nossas idéias vc as suas e juntos criamos um debate que melhora a matéria em 200% todos os meus elogios pra vc

    ResponderExcluir
  3. ou nada mais nada a menos que um professor de história, mais nao só mais um professor de história, O professor de história xD

    ResponderExcluir