quarta-feira, maio 25, 2011

História da América


ASTECAS
  
      Nome de uma tribo dos povos de língua Nahuatl, originária da América do Norte, que se deslocou para America Central e constituiu uma exuberante civilização destruída por Hernan Cortez (1559).

      A civilização Asteca, formada principalmente a partir da fundação de Tenochtitlan, herdou e desenvolveu várias culturas anteriormente existentes, entre elas a mais importante foi a dos Toltecas.

      A civilização Asteca se caracteriza pelo seu aspecto urbano e guerreiro, sendo seu império resultado de uma tríplice aliança entre os principais núcleos políticos da época, Tenochtitlan, Texcoco e Tlacopan.

      Quando os espanhóis chegaram, o império Asteca compunha-se de 38 províncias. A sociedade, formada por uma nobreza, sacerdotes, comerciantes e escravos, apresentava uma organização tribal, tendo como unidade principal os Calpullis, verdadeiros clãs, proprietários das terras que eram distribuídos entre os chefes das grandes famílias, cada calpulli possuía administração própria, estando à cidade dividida em bairro e distritos. A sociedade Asteca não conhecia a propriedade privada da terra, só quando esta estava sob a posse dos Imperadores ou da nobreza.

      O imperador era na realidade, o chefe militar da tribo e a critério desta, eleito ou deposto. De qualquer modo o ocupante do poder passou a ser o centro de toda a vida política, administrativa e religiosa. Pouco a pouco os futuros governantes escolhidos pelos os conselhos das tribos, acabavam saindo das famílias destes chefes, principalmente por aqueles que se destacavam por sua bravura e sabedoria.

      O Estado Asteca, apesar da coletividade dos Calpullis, era uma oligarquia militar, impregnados de religiosidade, porém seu estado não era teocrático.

      A religião antropomórfica, divindades representadas sob forma humana, abrangia animais e forças da natureza, faziam o sacrifício humano, o que explica o objetivo da escravidão Asteca. A religião também determinou o complexo calendário Asteca, e cuja elaboração demonstrava um aprimorado conhecimento científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário